"SERÁ?"
“Será que os homens ainda não entenderam que a vida é bela e que se mantém sozinha, com seus próprios meios e recursos, sem que precisem ser molestadas com desculpas como “precisamos salvar as matas, florestas, rios e mares. Precisamos salvar quem lá vive para que a humanidade tenha continuidade?
Será que ainda não perceberam que, sem os homens e seus projetos fantásticos o mundo seria bem melhor e todos viveriam em paz eterna?
Será que não percebem que não haverá futuro algum, se continuarem as matanças indiscriminadas, as queimadas sem fim e o extermínio de seres que não lhes causam mal algum?
Será que não sabem viver como vivem os pássaros, as aves, os animais e os habitantes dos rios e mares?
Será que não percebem o olhar entristecido desses seres indefesos, que não se expressam em palavras?
Será que desconhecem o caminho do leste, onde todos se unem para partilhar as belezas infinitas?
Será que não sabem sonhar e não desejam que seus sonhos sejam coloridos, como as belas plumagens de milhares de aves multicoloridas?
Será que não conhecem a verdadeira felicidade, sem que tenham que dizimar, queimar, matar e exterminar?
Será que não percebem o quanto embelezam a natureza para que nossos olhos possam sonhar com o dia seguinte, repleto de paz e amor?
Será que pensam que são os todo-poderosos, dizimadores de indefesos e que ficarão impunes?
Será que desconhecem seu Criador e que num lampejo de bondade criou a tudo e a todos para viverem em completa harmonia?
Será que não sabem pronunciar a palavra “amor” que mais parece um termo de vocabulário do que o maior e mais profundo dos dons divinos?
Será que ainda não se olharam no espelho e pensaram pelo menos uma vez que a vida só terá continuidade se vivermos todos unidos e em paz eterna?
Será que não acreditam que foram criados para serem felizes e não serem os carrascos de si mesmos, para que o mundo seja eterno com todas as suas criaturas?
Quando será que irão entender que o “mundo” não é de alguns, mas sim de todos os que aqui habitavam e habitam, antes que o ser humano dele fizesse parte?
No dia em que isto acontecer, aí sim, o planeta será azul e brilhará para sempre pelos Universos sem fim”.
JC BRIDON
extraido do livro "O ILUMINADO". lançado na Bienal Internacional do livro de São Paulo.